22 setembro 2006

Meu pior defeito!!!

Não saberia descrever todos os meus defeitos, mas de certo sei o pior deles. Ele que tanto me protege quanto me ataca, mina as minhas possibilidades de ser livre, me põe em cativeiro, estreita as minhas áreas de ações, me aproxima e me afasta das pessoas. Alguns podem até enxergá-lo como virtude, mas eu já não acredito que este sentimento tenha alguma utilidade. Estou falando do Orgulho, assim mesmo com inicial maíuscula, de tão cheio de si que ele é.

Apesar de atacá-lo tanto, também saio em sua defesa, ele nunca é nocivo a ninguém que não a mim. Sei que vão dizer que o Orgulho é um sentimento importante, eu também o acho, afinal, o que seria de uma nação sem orgulho, um povo sem orgulho, uma sociedade sem orgulho?! Certamente seriam sub julgados por qualquer um!

Acho que não está muito claro. Estou tentando dizer que o Orgulho é um sentimento que eu descartaria na minha vida, se tivesse a oportunidade. Mas é impossível, ele é a minha muleta, a minha armadura, o meu
remédio e o meu veneno. Não sou um pessoa cheia de si, longe de mim, mas os meus atos, os meus caminhos escolhidos de fato irão marcar a minha vida sempre, posso até mudar de opinião, mas dificilmente voltaria atrás em uma escolha. Se escolho um caminho e depois de iniciá-lo vejo que tem muito mais pedras do que eu imaginava... só lamento, vou até o fim. Com as pessoas que passaram pela minha vida ajo da mesma forma. Sou de fato resultado das escolhas que fiz, isso é fácil de confirmar pelos amigos que tenho. Alguns me chamam de "cabeça-dura", mas chamo isso de Orgulho. Como posso conviver com uma pessoa que me fez um ofensa e não se retratou, que me deve uma explicação e ignorou o fato. Onde está o meu Orgulho nisso tudo?! Não peço explicações a ninguém, peço licença e me retiro a minha individualidade. Em linguagem virtual é o que chamaríamos de DELETE!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Let, muito bom...Parabéns! Você escreve muito bem, principalmente quando o tema do texto é você mesma.
Eu também vejo o orgulho como uma das suas características fortes. Se é um defeito? Não acho não. Acho uma virtude. Até porque o orgulho está muito ligado ao amor-próprio (no meu ver). Vc sabe o que quer e não leva desaforo para casa.
No entanto, é claro que orgulho demais prejudica, e o prejudicado somos nós mesmos, que o sentimos... O ideal é saber dosar, né...

Anônimo disse...

Caríssimos,

O acentuado conceito que alguém faz de si próprio, isso é orgulho. Agora devemos ter o discernimento de não achar que esse sentimento é soberano. Temos possibilidades de fazer emergir outros sentimentos mais importantes que estejam acoplados no âmago de cada um, a solidariedade é um deles. Seja orgulhosa mais não irresponsável de não perceber seus próprios erros e pedir perdão!

Anônimo disse...

Letícia, belíssimo texto! Você está escrevendo visivelmente melhor a cada dia ou a cada post. Concordo com o comentário lá de cima (da Cal Lobo): adoro quando você fala de si mesma.

Beijinho,

Ju