01 setembro 2006

- Cinco minutos a bordo é fardado!!!

Ouvi esta frase hoje de manhã quando fui ao Hospital Naval. Um tenente fardado falou para outro militar que estava à paisana para uma consulta. A frase foi em tom de brincadeira, mas reflete uma realidade na vida de muitos de nós. A carreira que escolhemos seguir, na maioria das vezes não escolhemos, define o comportamento e o tipo de vida que teremos ao longo da nossa passagem pela terra.
Os médicos serão médicos 24h por dia, assim como os advogados serão sempre alvo de consultas - mesmo quando não estiverem no escritório, o militar carrega no comportamento todas as regras e cerimônias dos quartéis - inclusive dentro de casa, o cineasta acha que tudo pode dar um bom filme - ele sabe que os maiores exemplos de heroísmo estão na vida real. Os jornalistas... bem, esses eu ainda não sei o que eles querem. Mas sei dos seus vícios: cigarros, café e notícias. Psicóticos com a sua principal ferramenta de trabalho: a língua portuguesa. E têm a esperança de um dia mudar de profissão.
Não acredito que existam profissões melhores que outras, mas tenho certeza que existem algumas mais gratificantes que as demais. Dentro das possibilidades de cada profissão sempre existe a busca pela descoberta do desconhecido. Somente algumas proporcionam esta recompensa.
Existem pessoas que são viciadas em trabalho, outras que prezam a preguiça, ainda existem àquelas que fazem do trabalho obrigação. Para a maioria dos trabalhadores comuns existem as estratégias para mantê-los sob controle. O tempo é determinado, folha de ponto; o espaço é limitado, baias; o trabalho e a conduta são vigiados, câmeras. A produção não pode parar nunca!!!
Tenho quase certeza que a melhor profissão mesmo é a do artista. O dançarino vive da expressão do seu corpo, o artista plástico da expressão dos seus quadros, o músico da capacidade de externar suas emoções.
Eu ainda vou escolher o que eu quero ser, mas já tenho a certeza que a minha velhice vai ser na beira da praia. Espero compartilhar histórias com alguns amigos que, assim como eu, nunca souberam o que queriam da vida, e, por isso, aproveitaram todas as possibilidades que ela ofereceu.

O.B.S: Meu pai está se aposentando. Vai embora para a Bahia, julgo que só agora ele pretende aproveitar a vida. Eu irei sempre que puder para ver o pôr do sol na beira da praia com ele.

Um comentário:

Anônimo disse...

Aposentadoria? Mas nem trabalha ainda!