31 agosto 2006

Não vou para o paraíso

Dia desses estava chegando em casa, tarde da noite e cansada. A poucos metros da minha ilha (meu lar) e perto de virar a rua entre duas quadras, na minha referência uma esquina, vejo se aproximarem dois rapazes. Para evitar aborrecimentos, afinal já é quase meia-noite e a rua está deserta, adianto os meus passos. Mas foi inevitável. Eles apressaram os passos também. Ao chegarem a uma proximidade suficiente um deles declara de supetão:

- Jesus te ama!!!

Não sei qual a reação de vocês ao ouvirem essa expressão, mas confesso que aquela frase, na já citada circunstância, me causou até um certo alívio. Como de costume respondi:

- A vocês também!!!

Eles continuaram:

- Jesus vai te salvar!!!

Geralmente não me estresso com o comportamento de alguns religiosos. Mas, definitivamente, eles não me pegaram em um bom momento. Me salvar??? Com as sombrancelhas arcadas, perguntei:

- Salvar de quê? Que eu saiba não estou condenada a nada! (De qualquer forma, se estivesse não seriam eles que saberiam).

Mas eles retrucaram:

- Por que ele disse (Jesus) que a salvação virá por suas palavras. Por que no dia em que você ACEITAR JESUS você será SALVA!!!! (Ele já exaltava a voz e erguia os braços como se aquilo fosse me convencer de algo).

Neste momento a minha paciência já havia se esgotado:

- Por acaso você me conhece? Sabe da minha conduta, da minha vida, dos meus atos?

E ele, simplesmente, respondeu:

- Eu não, mas Jesus sabe. Ele te conhece desde CRIANCINHA!!!

A partir desse momento eu desisti. Ele realmente me convenceu. Me convenceu de que a fé cega nos torna ignorantes. E eu não estou aqui para argumentar com uma pessoa adestrada a repetir frases de efeito vazias de razão. Mas o fato serviu para demonstrar o quanto alguns de nós são extremamente intolerantes e arrogantes.
Chega a ser um desaforo, imagine que aquele cidadão se portou o tempo inteiro como se fosse melhor que eu em alguma coisa. Ignorou que eu pudesse pertencer a uma outra religião e que ele poderia me ofender. Se coloca como o já arrebatado (expressão que algumas religiões usam para se julgarem donos de um verdadeiro latifúndio no paraíso). Supõem-se os eleitos, os escolhidos e pronto, como no judaísmo. Consideram que o resto do mundo precisa de salvação, mas eles não.
Nem sei qual era a doutrina deles, mas eles acreditam que a fé verdadeira irá poupá-los ou livrá-los de um julgamento prometido e da fúria de Deus. Eles irão ser conduzidos para o paraíso antes, durante ou após o fim do mundo.

Lembrei-me da minha infância, quando pedia a benção aos meus pais, tios e avós. Ainda peço a alguns, quando os vejo de ano em ano. Dizia:

- Sua benção, minha Vó!

E ela respondia:

- Deus te abençõe!

Uma tia me dizia:

- Jesus te faça feliz!

E uma outra, essa tia-avó, resmungava:

- Deus te dê vergonha na cara!!!

Essa última sempre me arrancava gargalhadas. De qualquer forma me serviu a lição .

Quando me dei conta os "religiosos" já estavam pregando sozinhos, meus ouvidos já não escutavam. Foi quando já estava em frente a minha casa e desejei "boa noite". Eles responderam:

- Jesus te abençoe!

Confesso que quase respondi:

- Deus te dê vergonha na cara!!!

4 comentários:

Mauro Belmiro disse...

Oi, Letícia, aqui é a Ju. Tenho lido seus comentários acerca dos meus textos. Espero que um dia alguém mereça que você envie uma declaração de amor daquela, assim como "ele" mereceu a minha.
Mas, certamente não será preciso copiar nada. Você escreve muito bem, com criatividade. E a paixão lhe inspirará a brincar com as palavras certas...
Um beijo carinhoso,
Ju

Anônimo disse...

hauhaiahiauhaiuahi...

Deus te de vergolha na cara!!!!!

hauahiuhihauiahuiahaihaui

Anônimo disse...

Estou rindo sem parar....huashuashaushasu

Anônimo disse...

huashuashuashaus......