18 agosto 2006

Os meus famigerados centavos

Acompanhei na semana passada uma discussão sobre os nossos centavos de troco. "Como é praxe no mercado, quase todos os itens terminam com 99 centavos (o famoso 'right-most digit' tão estudado em marketing) para dar aquela falsa impressão que estamos pagando menos", escreveu um internauta. O problema é que ultimamente, na maior cara de pau, eles nem pedem para ficar devendo. Como era comum, há algum tempo - "Posso ficar te devendo R$ 0,01?", perguntavam com simpatia. Mas isso mudou, agora 99% deles não fazem mais a pergunta.
Ora, se o comportamento deles mudou, deveriam também parar de cobrar os preços quebrados e de nos enganar duplamente. Às vezes o que parece é que somos pão duro (pelo menos eu, pois sempre cobro o meu troco correto), e passamos pelo constrangimento de sermos olhados com olhos de quem diz: - Nossa, o que é R$ 0,01, ou 0,02, ou 0,03?
Numa outra reclamação foi citado o Mc Donald's. Não sei se vocês já repararam, mas existia ao lado dos caixas um porta moedas para que pudéssemos doar nosso troco para ONG's. O problema é que agora, como relatou uma leitora, na Av. Paulista, os atendentes perguntam em voz alta: - "O Sr. quer doar o seu troco?". E, se a resposta for negativa, você é olhado com reprovação pela atitude. Por acaso temos alguma obrigação de doar os nossos trocos?
Isto não acontece só nas grandes redes de compras. Outro dia fui almoçar com a minha mãe e ao final do almoço calculei o valor das comandas, fiz as contas de cabeça mesmo, só para ter noção do valor. Quando cheguei ao caixa o atendente fez a conta numa calculadora de tal forma que eu não conseguia visualizar o valor do total. Logo após disse: - R$ 21,00. Retruquei: R$ 20,85!!! O atendente me olhou e cheio de arrogância pôs a máquina de uma forma que eu pudesse visualizar o valor e refez a conta. E, lá estava: R$ 20,85!!! Como reparação ele me cobrou só R$ 20,00. Imagino que está seja uma prática muito comum.
Eu não me importo com os famigerados centavos, mas já pagamos o preço justo pelos produtos e serviços. Além de impostos, corrupção, roubos... vamos perder também o nosso troco? Para finalizar a discussão, alguém sugeriu: - "Experimente pagar com alguns centavos a menos!". E, um outro, que criássemos o movimento "Troco, Brasil!" e saíssemos pelas ruas com camisetas escritas: "Eu quero meu centavo!"
Bem dizia a minha Vó: - O mal de todo esperto é achar que todo mundo é otário!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu querida,

Você me fez lembrar de uma situação constrangedora. Fiz uma compra, e paguei com uma cédula de R$ 50,00, a balconistaverificou a autenticidade da nota por cinco minutos. Eu ao receber o troco R$ 40 verifiquei todas as notas, também. A balconista ficou aterrorizada. Direitos iguais. Tem situações que devemos colocar limites!